3 de março de 2010
Refrigerante não é bom para a saúde
Todo mundo adora um refrigerante, seja que hora for depois de uma
caminhada, no calor tem coisa mais gostosa? É bem difícil não ter vontade de
beber um, eles estão cada vez mais presente nas nossas refeições e serem consumidos
por gente de todas as idades, muitas dúvidas sobre a bebida surgem,
principalmente no que diz respeito à temida celulite e, ainda depois da onda
diet, light, zero, como saber a quantidade de calorias em cada refrigerante.
Os refrigerantes contêm ingredientes que nada contribuem para a
saúde, isso para começar. Adoçante ou açúcar, os dois provocam a queima de
vitaminas e minerais que são então eliminados pelo organismo. Se consumir em
excesso, aumenta as taxas de triglicerideos, que em exagero, quanto mais
cafeína o refrigerante tiver, mais adrenalina será produzida pelo nosso
organismo. Assim sendo, o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar
para que a glicemia seja mantida e a adrenalina, balanceada, dando início a um
círculo vicioso.
Ácido fosfórico é outro ingrediente que é perigoso, pois ele reduz
a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é
péssimo para as mulheres. Imagine quando a menopausa chegar, trazendo ainda
mais desgaste aos ossos! Isso sem contar que os refrigerantes são ricos em
corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio. Esse
mineral causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de
magnésio na circulação, o que facilita a engordar.
Nutricionalmente o refrigerante é uma bebida pobre, e com
freqüência só faz aumentar a ingestão de calorias vazias, que não acrescentam
nenhum nutriente ao organismo. Por isso fique atenta, porque um litro de
refrigerante tem, em média, cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas por
meio de alimentos bem mais saudáveis.
Não é recomendado o consumo diário de refrigerantes, pois este
tipo de bebida não possui nutrientes, sendo então considerado um produto com
calorias vazias. Dessa maneira, devemos sempre dar preferência às bebidas mais
nutritivas e saudáveis como a água, os sucos de frutas e vitaminas.
Celulite é uma das grandes preocupações das mulheres e, embora não
exista estudos que comprovem essa relação, mas é sabido que uma dieta
desequilibrada com consumo excessivo de açúcares, gorduras e ingestão
ineficiente de água e fibras, bem como o sedentarismo e a predisposição
genética, estão relacionados e a ter celulite.
Mas o ganho de peso é devido ao desequilíbrio entre o consumo e o
gasto de calorias. Alimentos e bebidas com alto valor calórico podem colaborar
para o desnível calórico, fazendo com que o número de calorias ingeridas seja
muito maior do que o gasto. Isso sem contar que o excesso de açúcar contido nos
refrigerantes é rapidamente absorvido pelo organismo, estando relacionado
também a aumentar o risco de ter obesidade e diabetes tipo 2 também.
E saiba que o refrigerante não substitui a água, pois ela é
nutriente essencial para o ser humano e deve ser consumida diariamente. A
quantidade necessária varia muito de indivíduo para indivíduo, porém
recomenda-se que a ingestão seja de cerca de 30 a 40ml/kg/dia.
Estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de
cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o
aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente
com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido
que esses achados estejam associados com a relação cálcio-fósforo na dieta,
tendo efeitos deletérios no osso.
Por isso que se consumir diariamente o refrigerante não é
aconselhável e muito menos saudável, mas essa preocupação tem sido justamente
deixado em segundo plano bebidas saudáveis como sucos naturais, água de coco e
a própria água, essencial para o ser humano e grande aliada no combate à
celulite e ao ganho de peso. Por isso você deve procurar mudar isso na sua
alimentação, procure evitar o refrigerante, mesmo as versões zero e light, e
invista em bebidas mais nutritivas, isso é mais consciente.
A velhinha
A velhinha morre e
vai ao encontro de São Pedro.
Ela pergunta:
- Por que existem duas portas ali, uma azul e outra vermelha?
São Pedro então lhe diz:
- A azul leva ao Céu, a vermelha desce ao Inferno. Você pode escolher
para onde quer ir.
Nisso, ouve-se uma gritaria e um barulho de furadeira atrás da porta azul.
-Mas o que é isto? - pergunta a velhinha.
- Nada não, é um cara que acabou de chegar e estão lhe furando as
costas para pôr as asas.
A velhinha fica indecisa quando de repente, ouve-se nova gritaria por
trás da porta azul.
- E esta gritaria agora, o que é?
- Nada não, é que estão furando a cabeça do cara para por a auréola.
- Nossa, que horror! Eu não quero ir pro Céu, vou pro Inferno.
- Mas, minha senhora, lá o Diabo vai lhe foder!
- Mas pelo menos os buracos já estão prontos!!!
Ela pergunta:
- Por que existem duas portas ali, uma azul e outra vermelha?
São Pedro então lhe diz:
- A azul leva ao Céu, a vermelha desce ao Inferno. Você pode escolher
para onde quer ir.
Nisso, ouve-se uma gritaria e um barulho de furadeira atrás da porta azul.
-Mas o que é isto? - pergunta a velhinha.
- Nada não, é um cara que acabou de chegar e estão lhe furando as
costas para pôr as asas.
A velhinha fica indecisa quando de repente, ouve-se nova gritaria por
trás da porta azul.
- E esta gritaria agora, o que é?
- Nada não, é que estão furando a cabeça do cara para por a auréola.
- Nossa, que horror! Eu não quero ir pro Céu, vou pro Inferno.
- Mas, minha senhora, lá o Diabo vai lhe foder!
- Mas pelo menos os buracos já estão prontos!!!
2 de março de 2010
Nada de insônia
Como
é terrível ir para cama e ficar virando e virando sem dormir, as horas não
passam, e a noite fica interminável, e no outro dia está sem vontade de nada.
Dormir alem de ser indispensável, é também uma questão de saúde, onde tanto
corpo como a mente se repara. Outro problema é que a qualidade do sono nem
sempre é como desejamos. Quem já sofreu de insônia sabe o quão desagradável
pode ser uma noite mal dormida e seus efeitos.
Hoje
a maioria das pessoas tem muitas atividades em seu dia, ainda maispelo excesso
de estímulos e informações a que estamos submetidos, a insônia vem se tornando
cada vez mais comum. Normalmente nosso organismo necessita de 7 a 8 horas de
sono para que seus mecanismos de restauração funcionem perfeitamente.
E
a insônia se manifesta de varias maneira, sono intermitente, acordar de repente
e não conseguir adormecer de novo, dificuldade inicial para dormir sono agitado
e superficial. O resultado é visível logo pela manhã: corpo moído, cansaço,
olheiras, e aquele mau humor tão característico.
Será
necessário acompanhamento médico, se for uma questão crônica, e também uma
avaliação detalhada das causas da disfunção e do tratamento mais indicado. Mas,
na maioria dos casos, algumas práticas simples ajudam a minimizar o problema,
que poderá proporcionar ter um bom sono.
Massagem
Hoje
você pode se fazer uma automassagem, na acupuntura tem um ponto entre as
sobrancelhas que é muito eficaz para induzir um estado de relaxamento, acalmar
as emoções e combater as preocupações. Já deitado, com os olhos fechados,
massageie delicadamente este ponto, com movimentos circulares. Pode também usar
uma gota de óleo essencial de lavanda no local e coloque um cristal chamado
sodalita sobre o ponto. Lentamente você será levado a um agradável estado
meditativo, e junto o sono chegará.
Florais
de Bach
Se
o seu caso for que não se desliga da coisas do seu dia a dia e vai pra cama
pensando em tudo o que tem que fazer no dia seguinte, experimente o floral de
Bach White Chestnut. Esta essência traz mais clareza mental e ajuda a desligar
os pensamentos. Desta forma, sua mente fica tranqüila e assim terá traquilidade
suficiente para o descanso tão merecido.
Chá
Tomar
um chá é sempre muito bom para varias coisas, e no caso de insônia, faça de
erva-cidreira, erva doce, capim limão e camomila. Há muito tempo eles vem sendo
usados para ter um bom sono alem claro de ter um sabor delicioso.
Lavanda
Graças
às suas propriedades restauradoras e altamente calmantes, a lavanda é muito
indicada para insônia. Com um aromatizador ou num pote com água bem quente e
feche a porta do quarto por alguns minutos, pingue cinco gotas, com isso o
aroma se espalha, criando no ambiente uma agradável sensação de bem estar e
relaxamento, e você conseguirá seu sono maravilhoso.
Você
também poderá preparar um um escalda pés ou um banho morno perfumado com
algumas gotinhas. É o momento ideal para ir desligando a mente e descarregando
todo o estresse do dia que passou, permitindo que o corpo entre num estado de
conforto e repouso, já que o óleo de lavanda ajuda a diminuir a tensão
muscular. Existe também em forma spray, a lavanda, para perfumar seus lençóis
se preferir.
Outras
dicas
Não
coma comidas muito grodurosas ou fibrosas durante o jantar. Experimente tomar
um banho, fazer um chá de valeriana e levar um livro para ler na cama.A
valeriana é um ansiolítico natural muito eficiente e não promove efeitos
colaterais.
Se
possível tente não comer pelo menos quatro horas antes de deitar. É importante
dizer que comer demais dificulta o sono podendo levar a azia, o que é
susceptível de mantê-lo mais acordado de noite.
Não
leia, veja televisão, ou trabalhe na cama. Associar atividades com seu sono
espaço pode confundir o seu corpo e tornar mais difícil usar esse espaço para
dormir. Sexo é ótimo para relaxar também.
Essas
dicas citadas te ajudam a ter uma uma sensação de acolhimento e suavidade.
Encare-as como um presente que você vai oferecer a si mesmo no final do dia e
desfrute desse prazer.
TPM em 4 fases
Segundo a visão masculina, dividiu-se
a TPM em 4 fases principais:
*Fase 1 - a Fase Meiguinha*
Tudo
começa quando a mulher começa a ficar dengosa, grudentinha. Bom sinal?*Fase 1 - a Fase Meiguinha*
Talvez, se não fosse mais do que o normal.
Ela te abraça do nada, fala com aquela vozinha de criança e com todas as palavras no diminutivo. A fase começa chegar ao fim quando ela diz que está com uma vontade absurda de comer chocolate. O que se segue, é uma mudança sutil desse comportamento, aparentemente inofensivo, para um temperamento um pouco mais depressivo.
*Fase 2 - a Fase Sensível*
Ela passa a se emocionar com qualquer coisa, desde uma pequena rachadura em forma de gatinho no azulejo em frente à privada, até uma reprise de um documentário sobre a vida e a morte trágica de Lady Di. Esse estágio atinge um nível crítico com uma pergunta que assombra todos os homens, desde os inexperientes até os mais escolados como o meu pai:
- Você acha que eu estou gorda?
Notem que não é uma simples pergunta retórica. Reparem na entonação, na escolha das palavras. O uso simples do verbo 'estou' ao invés da combinação 'estou ficando', torna o efeito da pergunta muito mais explosiva do que possamos imaginar. E essa pergunta, meus amigos, é só o começo da pior fase da TPM. Essa pergunta é a linha divisória entre essa fase sensível da mulher para uma fase mais irascível.
*Fase 3 - a Fase Explosiva*
Meus amigos, essa é a fase mais perigosa da TPM.
Há relatos de mulheres que cometeram verdadeiros genocídios nessa fase. Desconfio até que várias limpezas étnicas tenham sido comandadas por mulheres na TPM. Exagero à parte, realmente essa é a pior fase do ciclo tepeêmico. Você chega na casa dela, ela está de pijama, pantufas e descabelada. A cara não é das melhores quando ela te dá um beijo bem rápido, seco e sem língua. Depois de alguns minutos de silêncio total da parte dela, você percebe que ela está assistindo aquele canal japonês que nem ela nem você sabem o nome. Parece ser uma novela ambientada na era feudal. Sem legendas...
Então, meio sem graça, sem saber se fez alguma coisa errada, você faz aquela famosa pergunta: 'Tá tudo bem?' A resposta é um simples e seca: 'Ta' sem olhar na sua cara.
Não satisfeito, você emenda um 'Tem certeza?', que é respondido mais friamente com um rosnado baixo e cavernoso 'teenhoo.'. Aí, como somos
legais e percebemos que ela não tá muito a fim de papo, deixamos quieto e passamos a tentar acompanhar o que Tanaka está tramando para tentar tirar Kazuke de Joshiro, o galã da novela que...
- Merda, viu!? - ela rosna de repente.
- Que foi?
A Fase Explosiva acaba de atingir o seu ápice com essa pergunta.
Sem querer, acabamos de puxar o gatilho. O que se segue são esporros do tipo:
- Você não liga pra mim! Tá vendo que eu to aqui quase chorando e você nem pergunta o que eu tenho! Mas claro! Você só sabe falar de você mesmo!
Ah, o seu dia foi uma merda? O meu também! E nem por isso eu fico aqui me lamuriando com você! E pára de me olhar com essa cara! Essa que você faz, e você sabe que me irrita! Você não sabe! Aquele vestido que você me deu ficou apertado! Aaaai, eu fico looooouca quando essas coisas me acontecem!
Você também, não quis ir comigo no shopping trocar essa merda! O pior de tudo é que hoje, quando estava indo para o trabalho, um motoqueiro mexeu comigo e você não fez nada! Pra que serve esse seu Jiu Jitsu? Ah, você não estava comigo? Por que não estava comigo na hora? Tava com alguma vagabunda? Aquela sua colega de trabalho, só pode ser ela. E nem pra me trazer um chocolate! Cala sua boca! Sua voz me irrita! Aliás,vai embora antes que eu faça alguma besteira. Some da minha frente!
Desnorteado, você pede o pinico e sai. Tenta dar um beijinho de boa noite e quase leva uma mordida.
*Fase 4 - a Fase da Cólica*
No dia seguinte o telefone toca. É ela, com uma voz chorosa, dizendo que está com uma cólica absurda, de não conseguir nem andar. Você vai à casa dela e ela te recebe dócil, superamável. Faz uma cara de coitada, como se nada tivesse acontecido na noite anterior, e te pede pra ir à farmácia comprar um Atroveran, Ponstan ou Buscopan pra acabar com a dor dela. Você sai pra comprar o remédio meio aliviado, meio desconfiado 'O que aconteceu?', você se pergunta. 'Tudo bem'. Você pensa: 'Acho que ela se livrou do encosto'. Pronto! A paz reina novamente. A cólica dobra (literalmente) a fera e vocês voltam a ser um casal feliz.
Pelo menos até daqui a 20 dias...
1 de março de 2010
Cuidados com a axila
As mulheres em geral sabem bons cremes para mãos, cabelo, mas na maioria das vezes ela não se lembra da axila. E tem cantinhos importantes costumam passar batido na hora do ritual de beleza. Mas toda mulher quer ficar com a pele saudável e hidratada, com aquele toque bem macio. E nas regiões como axila a pele fica fica ressecada, manchada e com bolinhas.
Também pode provocar mau cheiro e até irritações pela falta de cuidados. E ainda por ser dobras ainda sofrem atritos, e existe a tendência de reter impurezas e bactérias, causadoras do odor forte e de outras irritações.
No banho sua atenção deve ser extra com as axilas já começa debaixo do chuveiro. Para fazer uma boa higienização, prefira os sabonetes antissépticos e use uma esponja macia para não agredir a pele, já que é uma região bastante sensível. Depois, seque bem a região com uma toalha limpa. Com isso vai evitar umidade no local, que somada ao calor, tornam-se condições completa para a proliferação de fungos e bactérias.
Na hora de hidratar para que a pele da região da axila fique bem macia, deve usar o mesmo hidratante corporal que você usa para hidratar as demais partes do corpo. Deve passar o creme da mesma maneira e com a mesma frequência, porém, antes de usá-lo certifique-se de que as axilas estão bem secas, para que não tenha umidade.
É importante avaliar a composição e o tipo do mesmo, vendo o que se adapta melhor ao seu estilo de vida e sensibilidade da pele. Os desodorantes antitranspirantes têm ocasionado muita irritabilidade, pois fecham os poros e impedem a respiração normal das células dessa região, assim como os que têm álcool promovem alteração no pH da pele, deixando-a mais propensa à irritações.
Hidratando
Segundo os especialistas a diferença entre um bom desodorante hidratante bom e um que não faz tanto efeito está na sua fórmula e textura. Pois ele tem um teor de creme hidratante em sua composição, existem consistências que são mais apropriadas para a hidratação. Nas versões creme os desodorantes bastão e roll-on são sempre as melhores opções para quem quer ficar com a axila hidratada, além de cheirosa. Já os líquidos, com base alcoólica, não hidratam e ainda pode ressecar a pele.
Os óleos hidratantes não são recomendados nas axilas , porque pode provocar o aumento da oleosidade da pele, o que, em pouco tempo, pode causar até a obstrução de alguma glândula. O óleo hidratante também pode causar suor mais intenso e manchar suas roupas.
Depilar
Depilar as axilas deve ser feito de acordo com cada tipo de pele segundo os especialistas. Pois só se consegue recomendar algum método mediante a um o histórico da paciente. Às vezes, você recomenda a cera e a paciente tem alergia ou, em outros casos, é o creme que irrita. A paciente tem que prestar atenção nas reações que seu corpo tem para perceber o método mais eficiente, porém, destaco a depilação a laser como a mais eficiente e saudável.
Logo após a depilação não é recomendado usar cremes, pois pode provocar ardência, irritações mais sérias e até foliculites, pelos encravados, que trarão incomodo e mal-estar.
Outra causa é a depilação, quem usa lâmina ou creme depilatório muito frequentemente (todos os dias ou dia-sim-dia-não) acaba ficando com esse problema porque a lâmina e o creme irritam a pele e ela reage produzindo melanina. Se a causa for o tipo de depilação, o que pode solucionar o problema é alternar depilação com lâmina e depilação com cera (ou pinça, que é ainda menos agressiva).
Esfoliar
Você deve ter moderação nas axilas, pois se uma região que já vive mais sensível, pode ser que ocorra uma irritação ainda maior e apareçam lesões na região, não é bom por ser dobra e atrito com a pele. Por isso os especialistas aconselham a evita esfoliar.
Manchas
A pele na região deve ser bem hidratada.
Sempre evite produtos que cause irritação em outras partes do corpo.
Se ocorrer manchas observe se não estão relacionadas com outro problema, ex disfunção hormonal ou obesidade.
Para qualquer tratamento somente um dermatologista esta preparado para clarear essa região.
Nas axilas é comum aparecer manchas, devido a depilação, da pigmentação da pele, entre outros fatores, dando aquele aspecto envelhecido a pele. Por isso siga esses conselhos acima, isso vai deixar melhor a região.
Nomes e profissões ideais
Ana Lisa
Psicanalista
P. Lúcia
Fabricante de Bichinhos
Pinto Souto
Fabricante de Cuecas
Marcos Dias
Fabricante de Calendário
Olavo Pires
Balconista de Lanchonete
Décio Machado
Guarda Florestal
H. Lopes
Professor de Hipismo
Oscar Romeu
Dono de Concessionária
Hélvio Lino
Professor de Música
K. Godói
Médico especialista em hemorróidas
Alberta Alceu Pinto
Garota de Programa
H. Romeu Pinto
Garoto de Programa
Eudes Penteado
Cabeleireiro
Sara Vaz
Mãe de Santo
Passos Dias Aguiar
Instrutor de Auto-escola
Édson Fortes
Baterista
Sara Dores da Costa
Reumatologista
Jamil Jonas Costa
Urologista
Iná Lemos
Pneumologista
Ester Elisa
Enfermeira
Ema Thomas
Traumatologista
Malta Aquino Pinto
Médico especialista em doenças venéreas
Inácio Filho
Obstetra
Oscar A. Melo
Confeiteiro
Jacinto Pinto Aquino Rego
Viado
P. Lúcia
Fabricante de Bichinhos
Pinto Souto
Fabricante de Cuecas
Marcos Dias
Fabricante de Calendário
Olavo Pires
Balconista de Lanchonete
Décio Machado
Guarda Florestal
H. Lopes
Professor de Hipismo
Oscar Romeu
Dono de Concessionária
Hélvio Lino
Professor de Música
K. Godói
Médico especialista em hemorróidas
Alberta Alceu Pinto
Garota de Programa
H. Romeu Pinto
Garoto de Programa
Eudes Penteado
Cabeleireiro
Sara Vaz
Mãe de Santo
Passos Dias Aguiar
Instrutor de Auto-escola
Édson Fortes
Baterista
Sara Dores da Costa
Reumatologista
Jamil Jonas Costa
Urologista
Iná Lemos
Pneumologista
Ester Elisa
Enfermeira
Ema Thomas
Traumatologista
Malta Aquino Pinto
Médico especialista em doenças venéreas
Inácio Filho
Obstetra
Oscar A. Melo
Confeiteiro
Jacinto Pinto Aquino Rego
Viado
Assinar:
Postagens (Atom)

















































